|

|

|

Belem

|

Belem

|

Alunos Aplicados

|





|

Mangal das Garças

|

Local : Belém, PA
Data do Projeto : 1999
Data da conclusão da obra : Janeiro de 2005
Área do Terreno : 40.000 m2
Área Construída : 3.930 m2
Área Urbanizada : 36.070 m2
|

No viveiro de pássaros – “Viveiro das Aningas”- o visitante percorrerá suas áreas internas, apreciando-os diretamente, sem anteparos que agridam a interação homem-animal. Estrutura metálica faz a sustentação da tela de característica leve, que cobre todo o espaço. Muitos dos pássaros característicos da região amazônica ali expostos encontravam-se fora do Estado, tendo sido trazidos de volta à origem.
Junto a este viveiro foi construída, em estrutura metálica, uma torre-mirante, com altura total de 47 metros e dois níveis de observação, com 15 e 27 metros de altura. No seu topo, foi instalado um farol – o “Farol de Belém”- que encontra-se inscrito nas cartas náuticas brasileiras.
No viveiro de borboletas e beija-flores – chamado “Reserva José Márcio Ayres” em homenagem ao cientista paraense – que também possibilita a visitação interna, o espaço foi tratado com vegetação propícia ao desenvolvimento dessas espécies, cascatas, espelhos d’água, sendo a estrutura metálica coberta por tela tipo sombrite, que controla a intensidade de luz natural que invade o ambiente.
Por trás dessa estrutura, foi criada uma edificação que permitirá o trabalho de reprodução das borboletas para abastecer o viveiro, assim como a exposição desse processo ao visitante e de uma coleção de borboletas taxidermizadas, criteriosamente selecionadas.
|

Nas edificações criadas para o pórtico, restaurante e quiosques, foram empregados materiais locais em acordo com o sítio e a paisagem bem como, complementarmente foram utilizadas forrações rasteiras, arbustos de efeitos plásticos e, em alguns casos, moderadas ondulações no terreno.
O pavilhão central - que abriga em dois pavimentos, conforto público, o “Memorial Amazônico da Navegação” e o restaurante “Manjar das Garças” - situa-se em promontório que avança sobre o aningal e permite o acesso a uma passarela sobre a várzea, de 100m de comprimento que, além de permitir uma vista surpreendente do aningal, constitui um belvedere – o “Mirante do Rio” - para a silhueta do Centro Histórico da cidade, com visual para as torres da Catedral.
|

Os lagos artificiais receberam aves pernaltas, marrecos e quelônios criteriosamente selecionados. Recantos com caramanchões em madeira criam oásis de sombra para descanso do visitante.
Em toda a extensão do parque, obras de arte pública de artistas como Geraldo Teixeira, Sonia Ebling, Emanuel Franco e Klinger Carvalho, foram utilizadas em complemento à paisagem e integradas a ela.
|

Próximo à área de entrada no parque, foi remontado e reciclado para abrigar exposição e venda de plantas, artesanato e um café, um antigo galpão de ferro - pertencente à ENASA e doado à SECULT - que recebeu a denominação de “Armazém do Tempo”.
Próxima ao Armazém foi criada uma cascata em pedra, a “Fonte dos Caruanas”, onde nasce um riacho, que expõe a escultura em bronze da artista plástica Sonia Ebling, serpenteia o parque e chega à praça “Murmúrio das Águas”, antes de desaguar no “Lago do Cavername” – que ostenta uma escultura em madeira do artista plástico Geraldo Teixeira – e no Lago da Ponta, onde as vitórias- régias ganharam destaque.
|

Em harmonia com essa paisagem, foram introduzidas algumas edificações: pórtico, administração, restaurante, mirante, viveiro de pássaros, viveiro de borboletas e beija-flores, quiosques para lanches.
|

Ao enfatizar a topografia do local, o projeto harmoniza os acessos com as vias existentes e terrenos do entorno, aproveitando-se a presença da água para a implementação de um grande lago como o seu ponto principal, além do rio, circundado, equilibradamente, por caminhos e passeios pavimentados, que interligam o estacionamento, áreas de estar e os equipamentos de lazer e serviços. O destaque às peculiaridades da paisagem amazônica levará o visitante à descoberta de perspectivas exóticas, que integram ambientes das matas de várzea do estuário, de terra firme e campos com o aningal.
|

A vegetação complementar implantada é constituída, quase na sua totalidade, por espécies da flora amazônica de terra alta, consideradas as limitações ecológicas para suas adaptações.
|

Reunindo a idéia da recuperação da natureza, com pedagogia e lazer, o projeto explora visualmente e de forma dinâmica a paisagem do local, reordenando, ainda, os elementos arquitetônicos como partes integrantes e integradoras. O tratamento paisagístico no seu todo, parte do respeito pela vegetação nativa (aningal) predominante na área.
|

Entre lagos, vegetação típica, equipamentos de cultura e lazer, juntamente com a inusitada paisagem do aningal existente, o Mangal das Garças representa uma síntese do ambiente amazônico, bem no coração da cidade. Uma obra emblemática onde a natureza é preservada e o homem aprende a conviver, sem destruir, com a sua circunstância ambiental.
|


Considerando-se as condições paisagísticas da área, a intenção foi a criação de um Parque Naturalístico, cujo tema é a representação das diferentes macro regiões florísticas do Estado do Pará, isto é, as Matas de Terra Firme, as Matas de Várzea e os Campos. a conviver, sem destruir, com a sua circunstância ambiental.

Mangal das garças

|

O projeto implantou um parque às margens do Rio Guamá, no entorno do Centro Histórico de Belém, revitalizando uma área de aproximadamente 40.000 m², contígua ao Arsenal de Marinha, para integração ao cotidiano da cidade.

Mangal em Belem

|

Bom Dia Belem

|

|

|

|

Muito boa

|

Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4x4 toda equipada.
Parou na frente do velhinho e desceu um cara de não mais que 30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos bicolores, que disse:
- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma?
- Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado.
Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta, via
celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da
NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizadas, e depois de três horas, diz ao velho:
- O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar grávidas. O velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido, poderia levar a ovelha. O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero. Quando estava saindo, o velho perguntou:
- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me devolve a ovelha? Duvidando que acertasse, o cara concorda
- O senhor é advogado, diz o velhinho...
-Incrível! Como adivinhou?
- Quatro razões: *primeiro, pela frescura; * segundo, veio sem que eu o chamasse; * terceiro, me cobrou para dizer algo que já sei. * E quarto, nota-se que não entende porcaria nenhuma do que está falando: devolve já o meu cachorro!!!!

Alunos Aplicados

|



















Prioridade

|


Piada

|

A filha entra no escritório do pai, com o marido a tiracolo e indaga sem rodeios:- Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?O pai responde de pronto:- Conversa com o pessoal da funerária. Por mim, tudo bem.

Alunos Aplicados

|




Presídio x Local de trabalho

|

PRESÍDIO: Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m.
LOCAL DE TRABALHO: Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m._________________________________
PRESÍDIO: Você recebe três refeições por dia de graça.
LOCAL DE TRABALHO: Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagarpor ela.
_________________________________
PRESÍDIO: Você é liberado por bom comportamento.
LOCAL DE TRABALHO: Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
_________________________________
PRESÍDIO: Um guarda abre e fecha todas as portas para você.
LOCAL DE TRABALHO: Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pelasegurança por ter esquecido o crachá.
_________________________________
PRESÍDIO: Você assiste TV e joga baralho, bola, dama...
LOCAL DE TRABALHO: Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa.
_________________________________
PRESÍDIO: Você pode receber a visita de amigos e parentes.
LOCAL DE TRABALHO: Você não tem nem tempo de lembrar deles.
_________________________________
PRESÍDIO: Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.
LOCAL DE TRABALHO: Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda pagaimpostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesasdos presos...
_________________________________
PRESÍDIO: Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos...
LOCAL DE TRABALHO: Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos:Gerente, Diretor, Chefe...
_________________________________
PRESÍDIO: Você tem todo o tempo para ler piadinhas.
LOCAL DE TRABALHO: Ah, se te pegarem...
_________________________________
TEMPO DE PENA:No presídio, eles saem em 15 anos.
No trabalho, você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bomcomportamento.

Alunos Aplicados

|




Sorriaaaaaaa

|


|

Oração da mulher

|

SenhorAté agora o meu dia foi bem.
Não fiz fofoca, não perdi a paciência,
Não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta ou chata
Não reclamei, não praguejei, não gritei,
Não comi chocolates,
Não esqueci nada assando no forno,
Não fiz nenhuma trapalhada no trânsito,
Nem fiz compras fúteis com o cartão de crédito,
Não emiti nenhum cheque sem fundos,
Não fui ao cabeleireiro,
Não fiz nenhuma ligação interurbana,
E nem fiquei conversando demoradamente com a vizinha,me esquecendo da panela no fogo!
Mas, Senhor...Já estou para me levantar da cama
E a qualquer momento,
Aí, sim...Vou realmente precisar da Sua ajuda...Amém!

Alunos aplicados

|




Salario

|


Salario

|

Comissão da Câmara eleva em 26% salários do Executivo e Legislativo A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou hoje um reajuste de 26,49% para os salários do presidente da República, do vice-presidente, ministros, deputados e senadores. Com esse aumento, o salário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe de R$ 8.885,48 para R$ 11.239,24.O projeto prevê que o vice-presidente passará a receber R$ 10.578,11 contra R$ 8.362,80. Para os parlamentares, o subsídio mensal sobe de R$ 12.847,20 para R$ 16.250,42. O projeto, de autoria do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), corrige os salários com base no IPCA acumulado entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2007. A proposta precisa ser aprovada ainda nos plenários da Câmara e do Senado.Pelo texto, os ministros passarão a receber R$ 10.578,11 por mês. Atualmente, os ministros recebem R$ 8.362,80 mensalmente. Na semana passada, o presidente Lula reclamou publicamente dos "baixos salários" dos ministros durante a posse de Geddel Vieira (Integração), José Temporão (Saúde) e Tarso Genro (Justiça). Lula disse que os ministros eram "heróis" por receberem tão pouco e que alguns "pagam para trabalhar". "Quando eu fico vendo os ministros, que ganhavam muito bem [na iniciativa privada], virem ganhar R$ 7.000, R$ 8.000, eu falo: esses são heróis. Alguns pagam para serem ministros, essa é a pura verdade. E eu digo isso de cátedra, porque eu digo sempre: eu sou o único que não posso reclamar do meu salário de R$ 8.000 porque não tem nenhum torneiro mecânico no Brasil ganhando R$ 8.000 por mês."Neste ano, governo federal concedeu uma correção de 9% para o salário mínimo --que passará em abril de R$ 350 para R$ 380. Nos últimos quatro anos, o aumento nominal do salário mínimo (sem descontar a inflação) foi de 46,15% --de R$ 260 para R$ 380."No conjunto do país, os salários do Executivo e do Legislativo são altos. Mas se compararmos com as outras representatividades, é baixo", afirmou o deputado Silvio Costa (PMN-PE).O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também afirmou esta semana que o salário do presidente Lula era muito baixo.

Alunos Aplicados

|




Alunos Aplicados

|




Alunos Aplicados

|




Atalaia

|


Alunos Aplicados

|




|

Jesus é Brasileiro
Muitas pessoas afirmam fielmente que "Deus é Brasileiro". Até filme sobre isso já fizeram.
Mas o que ninguém sabe, é que na verdade, quem é brasileiro nessa história toda é Jesus.
Não acredita? Temos como provar:
AS TRÊS PROVAS DE QUE JESUS ERA BRASILEIRO
1) NUNCA TINHA DINHEIRO
2) VIVIA FAZENDO MILAGRES
3) SE FERROU NA MÃO DO GOVERNO

Curso

|

Data do curso: 17 e 18 de maio de 2007
Local: Megabio Produtos Biológicos, Uberlândia/MGInscrições: www.megabio.com.br/icontrolbioInformações: 34 3212-7769/3222-9394
Taxa de Inscrição: Estudante graduação, técnico, tecnólogo: R$180,00
Estudante pós: R$230,00
Profissional: R$340,00

Programa do curso:1 - Controle Biológico de Pragas- Histórico- Controle Biológico no Brasil e no mundo- Conceitos2 - O gênero Trichogramma spp.- Biologia e Taxonomia- Seleção, reconhecimento e análise do hospedeiro- Realização das posturas- Casos de sucesso em programas de controle biológico3 - Técnicas de criação de Trichogramma spp.- Tipos de criação- Condições de criação em laboratório- Técnicas de criação4 - Aplicação de Trichogramma spp.- Formas e épocas de aplicação- Produtos seletivos a Trichogramma spp. e a outros inimigos naturais- Avaliação da eficiência- Cuidados na aplicação- Aplicação em culturas: Cana-de-Açúcar, Milho, Tomate, Algodão, Mandioca, etc.5 - Mercado- Principais conquistas e desafios- Atividade empresarial e Trichogramma- Implantação de uma biofábrica - Investimento e custos de produção

Alunos Aplicados

|




Alunos Aplicados

|