|

Resposta ao tempo
(1998)

Composição : Cristovão Bastos e Aldir Blanc

Música lançada por Nana Caymmi, em 1998, foi tema de abertura da minissérie "Hilda Furacão" da TV Globo; foi contemplada com o Prêmio Sharp na categoria "Melhor Música" e encerrou a retrospectiva das Melhores Canções do Século, selecionadas pelo musicólogo Ricardo Cravo Albin, dentro do acervo da EMI-Odeon. Cristovão da Silva Bastos Filho, compositor e arranjador, iniciou sua carreira profissional em 1961 tocando acordeom em casas noturnas no Rio de Janeiro; produziu arranjos para shows e discos de vários artistas como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, Nana Caymmi, Edu Lobo, Gal Costa e muitos outros. Aldir Blanc Mendes, cronista, compositor e escritor, nasceu no Rio de Janeiro em 2/9/1946; começou a compor aos 16 anos, formou-se em medicina mas em 1973 abandonou a medicina para se dedicar à música; considerado um dos maiores letristas da música popular brasileira, escreveu letras para os maiores compositores brasileiros como João Bosco, Maurício Tapajós, Edu Lobo, Rafael Rabello, João de Aquino, Sueli Costa, Paulo César Pinheiro, Djavan, Paulo Emílio, Wagner Tiso, Guinga, Cristovão Bastos e muitos outros.
Nana Caymmi nasceu em 29/4/1941 no Rio de Janeiro, filha do cantor e compositor Dorival Caymmi e de Stella Maris também cantora; em 1960 registrou sua primeira atuação em estúdio cantando "Acalanto" composição de seu pai em sua homenagem quando ainda era criança. Tem sido uma excelente intérprete da música popular brasileira com sua voz potente e muito afinada; muito respeitada pelo público e crítica, já gravou inúmeros LP's e CD's e tem feito shows no Brasil e no exterior.

Dárcio Fragoso


Resposta ao Tempo
(1998)


Composição : Cristóvão Bastos e Aldir Blanc
Interpretação : Nana Caymmi



Batidas na porta da frente é o tempo
Eu bebo um pouquinho pra ter argumento
Mas fico sem jeito, calado, ele ri
Ele zomba do quanto eu chorei
Porque sabe passar e eu não sei

Um dia azul de verão, sinto o vento
Há folhas no meu coração é o tempo
Recordo um amor que perdi, ele ri
Diz que somos iguais, seu eu notei
Pois não sabe ficar e eu também não sei

E gira em volta de mim, sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro sozinhos

Respondo que ele aprisiona, eu liberto
Que ele adormece as paixões, eu desperto
E o tempo se rói com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor pra tentar reviver
No fundo é uma eterna criança que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder me esquecer

Respondo que ele aprisiona, eu liberto
Que ele adormece as paixões, eu desperto
E o tempo se rói com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor pra tentar reviver
No fundo é uma eterna criança que não soube amadurecer
Eu posso ele não vai poder me esquecer
No fundo é uma eterna criança que não soube amadurecer
Eu posso ele não vai poder me esquecer






Música: Resposta ao tempo
Autoria: Cristóvão Bastos e Aldir Blanc
Interpretação: Nana Caymmi






Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.

0 comentários: