|

Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; ao contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!
São Paulo




Ano C
Dia: 28/01/2010
A luz
Mc 4, 21-25

Jesus continuou:
- Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Disse também:
- Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda! Quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.

Comentário do Evangelho
Como a lâmpada, a Palavra não é
para ficar escondida, mas para
ser anunciada e iluminar a todos.

Este texto de Marcos reúne algumas sentenças, pouco articuladas entre si, possivelmente inseridas para estimular o anúncio e a escuta da Palavra. Temos dois conjuntos, introduzidos, cada um, por "Jesus dizia-lhes".
Como a lâmpada, a Palavra não é para ficar escondida, mas para ser anunciada e iluminar a todos. As coisas escondidas devem tornar-se públicas. Ao contrário do culto dos "mistérios" esotéricos, exclusivo para uma minoria iluminada, as parábolas são de fácil compreensão para todos, sendo instrumento para o anúncio da Palavra. A insistência, três vezes, no "ouvir" realça a importância da atenção e da disponibilidade para acolher as palavras de Jesus e praticá-las.
A alusão à medida a ser usada para os outros corresponde à abolição dos maus julgamentos a serem feitos sobre os outros, e é encontrada também em Mateus e Lucas.
A sentença final é bem característica da sociedade injusta e excludente. Com certo constrangimento, seria aplicada na perspectiva da fé. Quem tem fé acolhe a Palavra e se fortalece; quem não tem fé na Palavra, como aqueles que rejeitaram Jesus, perderá até a fé antiga.

Oração


Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar a tua benevolência.
Fonte: www.paulinas.org.br

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

0 comentários: